segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Eleições Bizarras e Esperança

Acabadas as eleições o Brasil volta ao normal [?]. Não. Escolhemos nossos representantes e já estamos reclamando de muitos deles, à exemplo de Tiririca, Romário, Goleiro Danrlei, Renan Calheiros, Frederico Antunes, entre outras bizarrices.

E reclamamos. Mas será que nós, que acreditamos termos votado certo, fizemos o que estava ao nosso alcance pra elegermos pessoas melhores que eles? Claro que não fizemos. Nem eu, e tenho autocrítica o suficiente pra saber que poderia ter ajudado mais na eleição de meus candidatos e de meu partido.

Votamos certo? Claro que votamos. Mas só votar é a mesma coisa que tentar apagar um incêndio com um copo d’água. Eu poderia ter saído mais na rua, nos bairros. Poderia ter deixado recado individual no orkut dos meus amigos, poderia ter tentado conversar mais tempo com as pessoas sobre política. Enfim, há tantas coisas que poderíamos ter feito para que o resultado das eleições não fosse tão vergonhoso.

Porém, a esperança agora é unirmos força para cobrarmos e apoiarmos questões, projetos, leis, que favorecem mais o povo, os cidadãos, do que aos nossos representantes. Vamos fazer mais daqui em diante! É um convite.

Tivemos também a questão do voto proporcional, que muita gente não entende, mas que basicamente significa que: se seu candidato à deputado federal e estadual já tiver votos suficientes para se eleger, o que sobrar de seus votos irão para outro candidato do mesmo partido.

Ou seja, você vota em uma pessoa e elege outra. Eu não creio que isso seja errado, o errado são as pessoas votando apenas na pessoa, sem relevar o partido da qual essa pessoa faz parte e quem são seus colegas partidários. Pesquise bem sobre quem faz parte do partido do seu candidato, o partido é mais importante que o individuo, até porque, para alguém disputar uma eleição tem que se afiliar, e para se afiliar tem que concordar com o programa do partido que escolheu e com as suas diretrizes.

Mesmo considerando que o voto proporcional não existisse, acredito que as pessoas votam por identificações: palhaço vota em Palhaço; bandido vota em Bandido, ladrão vota em Ladrão; corrupto vota em Corrupto; rico vota em Rico; patrão vota em Patrão; gente com Esperança, gente Honesta, gente Humilde, gente Batalhadora, gente Trabalhadora, gente estudiosa vota em quem?

 @koalhada

OBS: Ainda temos o 2º turno para presidente e é complicado, é duro, e até broxante ter escolher entre o Serra e a Dilma, e votar nulo é o mesmo que dizer que o que vier, vem bem. Bom, eu vou votar nA menos pior, por que, acreditem, tem um pior entre os esses dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário