quarta-feira, 10 de novembro de 2010

ENEM: Falhas X Falhas

 O assunto mais discutido e polêmico desta semana no Brasil foi o ENEM. E dele que eu quero falar aqui também.

Por que está se discutindo tanto? Para mim há duas razões fundamentais: 1) Os grandes erros que ocorreram na organização da prova. 2) A mídia conservadora que vem se aproveitando destas falhas para criticas a prova como um todo, desqualificando até seus conteúdos críticos.

A desorganização é evidente. O erro no cartão resposta, a falha na impressão e distribuição da prova amarela, o possível vazamento do tema da redação, o excesso de espaço para rascunho nas questões de ciências da natureza e a falta nas questões de ciências exatas, entre outros. Também quero deixar a crítica que faço em relação a extensão da prova, que à torna muito cansativa e desfavorece o aluno de escola pública, pois o ensino público ainda não está ao nível desta prova. Talvez o ensino melhore a partir dos novos parâmetros que estão sendo exigidos no ENEM, mas por enquanto quem está ocupando a maior parte das vagas nas universidades federais são os alunos com mais tempo de interpretação que praticam suas habilidades cognitivas de melhor forma em cursos privados e focados, ou em escolas particulares.

Mas a grande mídia conservadora está aproveitando destas falhas, que foram muitas é verdade e que estão deixando com enormes expectativas os estudantes. Porém estão sendo oportunistas para desqualificar o ENEM como um todo, principalmente o grande avanço que teve na questão de ser uma prova em nível nacional com conteúdos críticos, que fazem os estudantes realmente pensarem na realidade e na transformação social. Em outras palavras, está fazendo os educandos ficarem contra uma prova que pode significar a libertação deles. Ou seja, é outra falha pensar que tudo no ENEM está errado e tentar extingui-lo.

Meu posicionamento então é este: o ENEM frustrou muita gente e as falhas devem ser revistas, assim como a politicagem que está envolvida na escolha das entidades que fazem o ENEM se concretizar. Mas não podemos criticar tudo, pois o ENEM está mudando a educação do Brasil em vários níveis, apesar de ter dado um passo atrás a partir de 2009, na questão da prova em si, separando novamente os conteúdos. Porém, as questões (em sua maioria) foram bem elaboradas, de uma forma crítica, que se fez com que o estudante tivesse contato com várias informações atuais, de relevância social e que são conteúdos que o professor deveria trabalhar em sala de aula.

-Estou tentando escrever textos menores e pretendo escrever amanhã de novo para compensar os outros dias que deixei de postar, SE ainda estiver em na minha cidade, mas sobre algo mais leve, menos estressante, algo diferente dos últimos posts. Equilíbrio.

@koalhada

Um comentário:

  1. Eu acho que tão fazendo uma tempestade num copo d'água, bastava darem o direito a todos denovo, e quem se sentir prejudicado faz, e quem quiser fazer por fazer tbm faz, assim nao tem desigualdade!

    ResponderExcluir