quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Não-Superior

Hoje recebi meu diploma oficial de ensino superior: Licenciado em História. Mas superior a que? A quem? Com certeza foi uma vitória pessoal com uma ajudinha das melhorias no acesso à educação nos últimos anos no Brasil, mas é pouco.

É uma felicidade que todos deveriam ter direito, e não só no papel, mas na prática também.

Muitos colegas, com capacidades e competências e esforço maiores até do que eu tinha, deixaram o curso por metade, devido à falta de grana, de tempo, compreensão,entre outros fatores.

E eu imagino quantas pessoas capazes nem começam sua graduação e às vezes param até na escola, pois esta não chama a atenção, não oferece “oportunidades” e bem-estar que o mundo fora dos seus muros lhes oferece.

Eu sou muito feliz particularmente, consegui uma bolsa de estudos em uma universidade boa, na minha cidade e para o curso que eu queria fazer.

Porém sou muito triste comunitariamente, pois vi vencedores pararem no caminho.

Então, posso dizer que o diploma faz de mim um ser superior? Terei algumas regalias em um mundo em que o papel é ultra-valorizado, mas a resposta, obviamente a esta pergunta é não! Não serei superior enquanto a oportunidade que eu tive não chegar à todos.

-Texto curto e repetição de palavras. Isso não é necessariamente ruim, mas é o resultado do tempo sem escrever.

@koalhada

Um comentário:

  1. Pode ter sido curto e com repetições de palavras, mas achei um dos melhores textos! Muito legal!

    ResponderExcluir