segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O rock e o século XXI

Deixo aqui um texto que não é meu, mas que achei muito bom e gostaria de compartilhar. É de Duda Calvin, o vocalista da banda Tequila Baby. O título original é "10 anos atrás", mas não tem nada de saudosista e nada de "churumelas" pelo que passou. Tem sim uma visão crítica da realidade que se encontra o rock. 

10 anos atrás! (por Duda Calvin)

Mudou muita coisa no cenário musical nestes pouquíssimos dez anos, na história, 10 anos não são NADA, pra quem trabalha com séculos e milênios, mas na história contemporânea, dez anos mudam significativamente, por exemplo:

- Dez anos atrás o cd vendia muito no Brasil.

Muitas bandas chegavam a disco de ouro, que antes dos anos 2000, eram 100.000 cópias, depois passou para 50.000 cópias, reflexo do mercado, o download matou as vendas dos discos, a música agora é baixada, não comprada, alguns modernosos vem com este papo de música vendida por site, papo furado, o povo baixa de graça mesmo. Quem ganhou? As bandas! A música de uma banda pode ser conhecida em qualquer lugar do mundo. Quem perdeu? As gravadoras, que eram reis da música no Brasil, acabavam e formavam bandas quando quisessem. O jogo mudou.

- Dez anos atrás as rádios ditavam o que era novidade musical.

Sem a força da grana das gravadoras, as rádios agora tentam explorar os produtores das bandas, com jabá tabelado, tem rádio aí cobrando 30.000 por música rodada, foda mesmo, antes galera de rádio ganhava viagem pra Disney, Bahamas, Caribe... pro cacete!  Era época de vacas gordas,  com o fim da grana das gravadoras, a torneira do dinhero secou um pouco, rádios tiveram que se adequar, antes, tinha horário musical e horário comercial, agora é tudo horário comercial, já que a parte de música é também vendida, o povo escuta estes programas de talk rádio, tipo cafezinho pop rock, programa Pânico na Jovem Pan e Pretinho básico na Atlântida, o Ibope das rádios sobe neste horário, mas depois que acabam estes programas, o ibope baixa vertiginosamente, porque? simples, nesta hora de talk rádio, a rádio AINDA se comunica com o público, na hora do programa musical de jabá, o público não tem vez, não consegue pedir um som, a rádio só toca o que paga pra tocar, resultado: Patrocinadores querem pagar pra seus produtos aparecerem nos talk radio, na parte musical, com o Ibope mais baixo, não tão muito a fim, as rádios tão começando a se ligar nisso, e é melhor que se liguem e comecem a interagir mais com a galera. musicalmente falando.

O Garoto/Garota ou o Garoto e a Garota escutam suas novidades no youtube, no orkut, no myspace , no facebook, porque a rádio não rola aquela banda nova, rola banda que " tá paganooooooooooo", com o tempo, não vai rolar identificação do ouvinte de música com a rádio, ele não foi acostumado a isso, culpa de vocês radialistas, só de vocês!

- Dez anos atrás os shows eram em Ginásios, hoje são em PUBs.

As rádios do RS tocavam rock, e principalmente, rock feito aqui, era mais barato tu trazer uma banda do RS e colocar num ginásio, pra ter show pra 3.000, pra 4.000, pra 5.000 pessoas, agora pra fazer isso, tem que trazer a tal de Rihanna, que toca de dez em dez minutos na rádio, ou a Lady Gaga,  e convenhamos, a Rihanna, não vai  tocar em Santa maria, nem a Lady Gaga em Marau, não seria mais fácil ativar o mercado de rádio e shows com bandas do RS, SC e PR?

Tá aí uma dica pros radialistas velhos, escutem a garotada, eles querem rock, eles querem shows, eles querem dançar e cantar, cada show que faço, noto cada vez mais, que tem uma galera nova a fim de se divertir em shows de novo, mas, sabe como é nééééé?! eu NÃO sou radialista, falta radialista IR a show, e ver o que está acontecendo.


O texto na integra, com vídeos e algumas considerações pessoais vocês podem conferir no site do Rock Gaúcho.

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