sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Deus existe, mas está longe!

Quero deixar claro mais uma vez que o que escrevo aqui é um ponto de vista meu. Não quero convencer ninguém, mas gostaria que refletissem sobre estas palavras.

Eu acredito em Deus, em uma força espiritual acima das forças humanas. É uma crença bem pessoal. Entretanto nego qualquer dogma religioso, qualquer igreja ou crença institucionalizada e tudo o que foi inventado por homens e mulheres pra justificar essas religiões e crenças. Claro que sempre há uma função social destas instituições, que elas tem uma moral e uma ética que às vezes ajuda na concepção de humanidade. 

Para ficar mais claro, penso que Deus existe sim, mas não é responsável pelos atos humanos, ou seja, não é culpa dele as mortes, as atrocidades, os “pecados”, e nem por nada que muitas vezes se atribui a ele e a certo destino do tipo: “aconteceu por que tinha que acontecer”. Acredito que temos que separar bem o que é obra de Deus e o que é culpa nossa ou da espécie humana. Penso que este ser supremo cuida apenas de nossa parte espiritual, das coisas abstratas. Sendo ele um ser que está além do mundo físico, é disso que ele cuida: do que está além do mundo físico. Talvez seja Ele que tenha dado aos seres humanos os sentimentos que são conceitos abstratos, mas é o ser humano que decide o que fazer com estes sentimentos, como o amor, a raiva, o carinho, o ódio, a saudade, e até a razão. 

E o porquê deste texto, deste assunto delicado? É que esta semana discuti muito sobre isto com pessoas que amo, essa história de acreditar em tudo que é abstrato, que é invenção, sem pensar o porquê foi inventado ou qual a intenção disto ter sido criado.  Mas ainda, esta semana eu vi coisas, coisas que todos sabemos que existem, e que eu já tinha vivenciado muito. Eu vi a pobreza, a miséria e o descaso com pessoas humildes, que são tratadas piores que animais, talvez até, piores que os cães do  Canil de Uruguaiana (e olha que não é fácil). Acho que eram tratadas pior do que plantas, piores do que objetos. Não são, não somos, robôs prontos pra servir! Vejo um país e uma região tão rica e vejo pessoas tratadas como merda talvez... fiquei muito triste. E fiquei triste porque estas pessoas depositam suas esperanças em quem? Deus! Ou pior. Nos poderosos que os tratam como se nem existissem. Ou esperam algo do cara do rádio ou da TV. Ou seja, esperam por Deus, por este ser poderoso, que ou está no céu ou é alguém que existe e que não liga para a existência da pobreza. 

Moral da história: as pessoas que mais precisam lutar para mostrar que existem, esperam que as descubram como mágica. E não é por acomodo, é porque acreditam que é mais fácil um ser abstrato resolver seus problemas do que os que têm o poder (político, econômico, social) dar atenção a elas. São pessoas dotadas de grande humanidade, de carinho, de esperança. Somos serem humanos todos, não somos um lixo descartável. Será que para as pessoas conquistarem coisas físicas tenham que abrir mão de sua espiritualidade. Penso que não...

Apesar de tudo, por esse ponto de vista muitas vezes fui chamado de “herege” ou até “ateu” por religiosos e de “religioso, cristão, fanático, alienado” por ateus ou pseudocientistas. 

Peço desculpa por não ter uma solução pra esses problemas que eu descrevi, e que têm muitos mais. Até agora a melhor forma acredito que seria mostrar que existimos e que o ser humano existe, não importa suas posses físicas e nem as espirituais. O poder existe, mas tem que saber que a pobreza, a miséria, o descaso, e todos os males existem. Existimos, e Deus sabe disso, mas está longe para resolver os problemas da terra.

Desculpa também pelo texto ter ficado longo, e eu tinha muito mais a desabafar eim...

@koalhada

Um comentário:

  1. ...e foi então que o homem criou Deus, a sua imagem e semelhança!

    FIAT LUX !


    (De certa maneira, eu acredito em Deus sim. O problema é saber se Ele acredita em mim!)

    ResponderExcluir