quinta-feira, 24 de março de 2011

Contradições Entre Internet e Política

Faz um tempo que não tenho falado de política aqui no blog. Não que não tenha tema para ser discutido sobre isso, muito pelo contrário, os acontecimentos de 2011 estão sendo cada vez mais relevantes no nosso dia-a-dia.

Tem alguns exemplos bastante claros do que está acontecendo. A nível internacional podemos destacar as revoltas no mundo árabe, a visita do Barack Obama no Brasil, a situação nipônica após tsunami e vazamento nuclear, entre outros. No Brasil também há notícias de destaque, como a grana que a Betânia vai ganhar pela LIC, o aumento abusivo no salário dos políticos e as migalhas do mínimo, e mais recentemente a invalidade da Lei de Ficha Limpa, onde até o Jader Barbalho vai poder rir da nossa cara. Tem questões locais, do estado e do município também que são bem complicadinhas, mas isto tudo são apenas exemplos.

Bom, eu não vou ficar aqui chorando por tudo isso. Tenho plena confiança nas pessoas em que eu votei e nas que foram eleitas representando o PSOL. Podem acompanhar e me dizer se não tenho razão.

Vocês sabem quem são os maiores responsáveis por nós termos que reclamar diariamente sobre essas coisas? Somos nós. Fomos adestrados desta maneira, votar e depois reclamar. Por isso tenho me omitido em relação a essas questões aqui no blog, por que é fácil ser cidadão na internet, mas devemos ser na vida também.

Aliás, a cidadania digital está cada dia com mais força, talvez a uns 2 anos atrás reclamar na internet questões políticas não era tão comum. Agora é, mas não é o bastante. Para mim, o maior exemplo vem do Egito, uma revolução que teve está tendo êxito e que começou pela grande rede e em redes sociais (facebook e twitter).

A nossa revolução na internet já começou. Temos que tomar as ruas.

OBS: Faz alguns dias que militantes do PSTU e do PSOL fizeram uns protestos contra a vinda de Obama ao Brasil, contra o imperialismo que bate a nossa porta. Mas sabem o que aconteceu? Os caras foram presos, e no outro dia no twitter as pessoas estavam criticando eles “baderneiros”. Sabem, foi meio ridículo, por que sempre estão reclamando e quando alguém resolve tomar uma atitude prática já começam os julgamentos. Não gosto de falar mal do meu país, mas é muita ignorância e covardia vir falar apenas na internet e ainda criticar quem deveria ser herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário