quinta-feira, 3 de março de 2011

Limites Entre Liberdade de Imprensa e Liberdade de Empresa


Texto de Neandro Fioravante Catto
@neandrofcatto Urug,/SB - RS
Estudante de Jornalismo 5° Semestre(Unipampa); 
Colorado; 
Traí o movimento, mas ainda curto Misfits, Ramones e Black Flag; 
Continuo viciado em nicotina.


Com o fim da ditadura militar, e consequentemente da censura, no Brasil, a liberdade estava em alta novamente. Vários direitos que haviam sido tirados da população foram restituídos. Porem, é válido lembrar que apenas em 2009 a Lei de Imprensa instituída na época da ditadura, foi revogada.

            A liberdade de imprensa assegura aos meios de comunicação o direito de se expressar livremente, desde que seja de forma ética e sensata

O artigo 220 da Constituição Federal proíbe qualquer tipo de censura, seja de natureza politica, ideológica ou cultural. Declara também que os meios de comunicação social não podem ser influenciados por monopólios. Mas é fato, que a grande mídia sempre foi controlada por grandes empresas. Empresas essas que fazem uso da “liberdade de imprensa” para manter seus interesses econômicos e ideológicos, e favorecer seus anunciantes.

Não há, portanto, liberdade de imprensa enquanto a mesma for usada para beneficio de grandes empresas jornalísticas, que continuam controlando e manipulando a informação. Além disso, censuram e impedem que a voz, ou opinião, do publico seja ouvida e levada a discussões. Mesmo onde é possível ler “sessões do leitor” a chamada censura empresarial entra em cena e dita quais opiniões são publicadas.

Infelizmente, há muito tempo, os veículos de imprensa de maior abrangência se tornaram empresas, sendo assim estão sempre atrás do lucro. Uma empresa jornalística pode exercer seu direito de opinar, mas sem o jogo de influencias e manipulações que existe. Deste modo a imprensa será de fato livre, sem qualquer tipo de censura.

Existe então um limite entre liberdade de imprensa e liberdade de empresa. Uma não existe sem a outra, e a outra deixa de ser “liberdade” quando é usada incorretamente. Ou seja, a empresa só manifesta suas opiniões livremente por causa da “liberdade de imprensa”, que só vai ser plena quando as empresas deixarem de usar esse direito em próprio beneficio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário