quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Que país é esse?


Essa semana sim, vou falar um pouco de patriotismo/ufanismo/alienação. E acabamos de passar o 7 de setembro. Porém não é essa data, muito questionável em seu conteúdo patriótico, que eu quero citar, mas uma que é ainda mais broxante. O 20 de setembro. Data da Proclamação da República Rio Grandense. Sim, o Rio Grande do Sul já foi um país independente, de 1836 a 1845. E muito se comemora essa data, que é uma exaltação ao regionalismo.

Pra quem não sabe o RS é um estado que se orgulha das tradições e tem muito receio e, posso dizer até, xenofobia para com os outros estados brasileiros. O gaúcho se acha mais macho sim! Porém esse machismo sempre volta contra o gaúcho.

Eu só queria chamar a atenção para alguns pontos a respeito dessa cultura, que eu acho mais sério ainda. Essa alienação, de acharem que não melhores que outros, de acharem que o homem é superior à mulher – ainda mais nessa semana “Farroupilha”, onde os cara pões uma bombacha, sobem num cavalo e tomam umas cachaça e acham que cresceu mais uma bola no meio das pernas, se acham mais homens. Além do mito que o gaúcho é um ser campestre. “Todo gaúcho está no campo e dele vive e o exalta.” Não!

Olhem a sua volta. Essa cultura conservadora é uma ínfima parte do nosso estado. Essa cultura impede todas as outras de se desenvolver. Sufoca! É conservadora sim, não vê que a maioria da população está na cidade e não no campo, ou vê, mas pensam que é melhor os jovem vangloriar-se de uma cultura pequena e hierárquica do que uma que realmente expresse seu sentimento jovem, que provavelmente é rebelde e boa.
Jovem, seja jovem!

Essa cultura gaúcha/tradicionalista é oprimente e deprimente. Faz as pessoas serem mais conformistas ainda. Ohh, o campo. Sim, ele é importante sem dúvida, mas sabem como funciona o nosso campo? Exploração dos peões, grandes trabalhadores. Estancieiros e seus filhos de Hilux bebendo e coçando o saco, sendo superiores que são.

Pessoalmente, essa época é a pior do ano. Pessoas conseguem ser mais falsas do que geralmente são. Vivem o que diariamente não vivem. Exaltam a exploração e uma guerra injusta. Infelizmente esse é nosso país, digo, estado.

@koalhada

Um comentário:

  1. É verdade!
    Uma data cheia de coisas a repensar, a revisar...

    Começa pelo próprio título de "revolução". O que é revolucionar afinal?

    Para fins de fidedignidade factual, apenas corrijo que a República andarilha foi proclamada um ano depois da entrada em POA (20/09/1835); empolgados com a vitória em Seival(dia 10 a batalha e 11 a proclamação /setembro/1836), os farrapos bradaram por uma república.

    Neto, um republicano dos mais convictos e menos oportunistas - apesar de ainda estar longe do que eu chamaria de herói- foi o artíficie desta proclamação.

    Abraço, meu camarada!
    E que a chuva e o vento venham logo varrer o cheiro de bosta verde que toma conta de nossa Uruguaiana por esses dias.

    ResponderExcluir