sábado, 9 de abril de 2011

Porque Estas Coisas Acontecem II

CASO BOLSONARO

O segundo caso que eu citei no texto passado é o do Deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). Vocês devem ter acompanhado que ele foi no CQC da Band no quadro “O Povo Quer Saber” e deu declarações racistas e homofóbicas. Gostaria de fazer algumas considerações.

A Direita no Poder
Ele representa um pensamento que se perpetua, um pensamento que teve seu auge na Ditadura Militar, que é o pensamento político e social da Direita. Esse pensamento, ou ideologia adora falar de moral e bons costumes, odeia tudo que possa gerar igualdade e melhorias para todos, busca sempre explicações em um passado de glória, é conservador, e quase tudo que é novo e pode trazer melhorias para alguém é coisa errada. Esse pensamento – que  fez muitas pessoas sofrem no passado e sentirem as consequências psicológicas e emocionais até hoje – ainda está presente no poder público, e está lá pelo voto de milhares de pessoas. Pense! Cuidado!

Tenho Medo de Você
Descrição de parte de uma comunidade no orkut (Leiam na íntegra)
“O cidadão de bem,é trabalhador, tem uma família saudável e feliz. Seus filhos estudam nos melhores colégios tradicionais onde recebem uma formação religiosa da moral e dos bons costumes. Todo domingo ele e sua família assistem ao Fantástico. O cidadão de bem é a favor da pena de morte, chama pobre de vagabundo, acha que homosexualismo é doença.”

Racismo e Homofobia
O CQC ainda deu a chance dele se redimir na outra semana, e o que ele falou? “Eu entendi que a Preta [Gil] tivesse perguntado sobre gay e não sobre negros”. Ou seja, ele encontrou uma brecha legal, visto que racismo é crime e homofobia não. (Aliás, estou escrevendo no Word e as palavras homofobia e homofóbica são dadas como erradas, pois não existiriam.)
Isso demonstra como a sociedade é hipócrita: Ofender negros é crime, ofender GLBT’s é “normal”. Até no futebol. Eu adoro brincadeiras e piadas sobre as rivalidades, mas penso que é idiotice se magoar com “colorado macaco” e ofender com “gaymista”. Acredito que tirar onda, brincar, tudo de forma sadia e não destrutiva é legal e até divertido, mas quando isso se torna destrutivo e quando não se tem um filtro ético e crítico, aí isto se torna banal, hipócrita.
Até quando a escolha ou aparência de alguém vai ser motivo de deboche, de repulsa e até de perseguição?

O Bom Exemplo
O bom exemplo vem do Deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e das pessoas do RJ que votaram nele para nos representar em Brasília. É o primeiro deputado federal que é gay assumido e levanta a bandeira LGBT. É ex-BBB vencedor, o que poderia ser um motivo para não se acreditar nele. Mas além disso, ele é professor universitário, tem uma longa história, e agora está sendo um dos legisladores mais atuantes no Congresso. Talvez muitos dos seus votos se devam ao fato de ser uma sub celebridade, mas podem ter certeza que será reeleito pelo seu trabalho e por bater de frente com colegas como o citado Bolsonaro e outros imbecis – que ainda conseguem enganar as pessoas com discursos moralistas e chegam ao poder.
O Jean Wyllys não está apenas lutando para que a homofobia vire crime. Sua atuação vai além disto.

Hétero
Antes de qualquer coisa gostaria de avisar que sou hétero com orgulho e prazer, mas penso que todos devem ter a liberdade de ter orgulho e prazer pelas escolhas que fazem, inclusive sexuais, políticas, culturais.

Um comentário:

  1. Concordo contigo. Até acho que usar o homossexualismo como ofensa é um péssimo hábito que eu tenho, mesmo que eu fale brincando, eu to tentando parar.
    Esse negócio é complicado mesmo, as pessoas não tem respeito. O racismo eu nem comento, pra mim é o pior dos preconceitos.
    A homofobia, bem... eu não sei como não entra na cabeça das pessoas que NINGUÉM ESCOLHE SER GAY, NINGUÉM ESCOLHE SER HÉTERO. É tão simples!
    Gostei da comunidade, entrei ^^

    ResponderExcluir