quinta-feira, 7 de abril de 2011

Porque Estas Coisas Acontecem I

Não é do meu costume escrever sobre os casos que estão correntes na mídia, mas essa semana escolhi dois deles por que acredito serem de extrema relevância social e importantes para questionarmos e refletirmos sobre a sociedade atual. Um escreverei agora e para não ficar muito longo esse texto, o outro escreverei sábado.

CASO CHACINA RIO

Ato Bárbaro

Hoje, 07/04/2011, uma quinta-feira, acompanhamos chocados um rapaz que entrou em uma escola na cidade do Rio de Janeiro. Matando e deixando várias crianças férias e/ou traumatizadas. Injustificável o ato desse cidadão. Porém devemos pensar que isso não aconteceu do nada, tem uma longa história pessoal e talvez até social nisso tudo. Vejamos.

Fator Social

O Dois Pila falou no twitter: “Talvez ele não seja um psicopata, [mas] apenas um garoto com problemas e acesso a drogas e armas como é o RJ!” E se for “apenas” isso, devemos abrir e muito os olhos, pois existem muitos outros “garotos com problemas e acesso a drogas e armas” que podem serem bárbaros esperando só a hora da fama.

Outro fator social sempre associado a esse tipo de tragédia é o bulliyng, mas ainda não posso afirmar nada, pois não sei se é esse o caso. Devemos ficar atentos ao bulliyng, pois a vítima pode mudar em questão de tempo.

Fator Consumo

Também o Dois Pila me informou que ele praticava jogos de tiro em 1ª pessoa e poderia também praticar paintball. Tinha acesso a armas e drogas. Ou seja, consumia jogos violentos como diversão, e isso devemos questionar, pois a violência é divertida? E o que falar do acesso a armas? Acredito que isso dispensa comentários.

Drogas que acredito ser o ponto mais polêmico. Ora, o que é droga? Será que ele de repente decidiu ir na boca comprar alguma coisa nesse dia? Claro que não. Drogas são vendidas em farmácias, no bar da esquina.

Todo consumo de drogas começa na farmácia ou no bar. Destaque pro cigarro e para o álcool, que dependendo da dose, mexem muito mais com os neurônios do que a maconha e a cocaína, por exemplo. Aliás, no começo do século XX, nos EUA, o álcool era uma droga proibida e a cocaína usada por senhoras da alta sociedade. Tudo isso é um histórico de mau consumo que levou a este estopim dramático.

Fator Casa

Como será que este rapaz foi criado? Acredito que questões como a violência a crueldade e o respeito e valor a vida começam em casa, nos hábitos diários. Você acha legal uma criança atirando pedra nos passarinhos? Destruindo a casa das formigas? Batendo em cães? E Pisando em plantas? [Não é o caso do rapaz segundo sua carta, mas é bom pensar sobre isso também]

Porém, isso tudo é desrespeito à vida, é crueldade. E as crianças crescem. E tudo que ela assimilou em casa pode crescer também. Com certeza, a vida e a morte foram assimiladas de forma cruel por este rapaz.

Se olharmos em volta, vamos ver que isso não é exclusividade dele. Muita gente “esclarecida” trata a vida (e digo todas as formas de vida) como algo banal, algo distante, mesmo quando está tão próxima.

Pra continuarmos pensando sobre este item a Fernanda Zarzicki escreveu isto no seu twitter, que é de relevância reproduzir aqui: "O assunto 'crueldade' no Brasil não é de hoje."

Fator Religioso

Ouvi boatos de pessoas muito idiotas querendo por a culpa do que ele fez no islamismo. Já pesquisaram quantos assassinos são cristãos? Conhecem a história da Inquisição e das Cruzadas?

Algumas pessoas falaram coisas interessantes sobre isso no twitter:

Heavyrick: “Que o islamismo é uma religião violenta – assim como já fora a cristã – não há duvida. Mas culpar exclusivamente a religião não faz muito sentido.

Lisandra Morais: “É inadmissível culpar o islamismo pelas atitudes que o assassino teve. Cada um é responsável pelos seus atos.”

Antonio Carlos: “Brasil está imitando os EUA agora. A patrulha dos bons modos vai caçar o islamismo como causa .Se fosse cristão fariam isto?”

Fator Plin-Plin

Lá vem o Koalhada falar da Globo. Mas hoje foi além da manipulação habitual.

Marcelo Tas do CQC disse no twitter que é um “Absurdo: "especialista" na Globonews ri e faz mil suposições sobre atirador: "se a gente for bem paranóico", completa.”

A Tassia Lopes no Twitter mostra como podem ser hipócritas: “Chacinas só ocorrem por islâmicos agora? Não é pela falta de segurança das escolas, é por causa do islamismo. A globo me dá dor de barriga.” Já podemos falar do nosso próximo tópico então.

Fator Segurança Pública

O Don Marcello Bertolo também twittou: “Para a visita do Obama um extenso aparato policial. Já na escola pública nenhum policial sequer. Resultado: 10 crianças mortas e 22 feridos.”

E o que está acontecendo nas favelas no Rio de Janeiro? Pacificaram todas né? Os impostos devem estar sendo bem investidos tanto em Segurança pública como em educação, nesse país que recebe o presidente norte americano, país que é a 7ª maior economia do mundo, país que será sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Obs: As conversas com o Dois Pila e com a Fernanda Zarzicki me motivaram a escrever este texto.

Um comentário:

  1. Concordo com tudo... Apenas acho que a prática religiosa fanática e/ou violenta não pode ser ignorada, da mesma forma que a falta de segurança nas escolas, o fácil acesso à drogas e armas e todos os outros fatores desencadeantes desse estilo de chacina. Mas também acho errado culpar só a religião e ignorar as questões que pertencem ao(s) governo(s) brasileiro(s). Todos os fatores colaboram com isso, e na minha opinião, nenhum deve ser ignorado.

    Adriana Marquez.

    ResponderExcluir