sábado, 21 de maio de 2011

TOP 10


Já que gostam de polêmicas, acredito que essa seja uma boa. Listei aqui as 10 bandas mais importantes de Uruguaiana no MEU ponto de vista. Leram bem? São as bandas mais importantes (história e influência) e não as melhores.
É minha opinião e, se não concorda, pode comentar aí ou marcar não gostei no quadrado aí em baixo. Não se incomode por eu ter a capacidade de escrever as coisas que penso aqui. Você também pode fazer isso. Crie um blog, é legal.
Isso não é indireta pra ninguém. Por favor, as indiretas acontecem não por que alguém falou ou escreveu alguma coisa, mas por que alguém que leu ou escutou achou que aquilo era uma indireta. E se assim considerar, por favor, faça uma autocrítica, uma auto-reflexão ao invés de ficar magoadinho.
Mas enfim, não é indireta pra ninguém. É sim um pouco do resultado da minha monografia (pesquisa de 2 anos pra mim me formar em história). 
Desculpem minha eu estar estressadinho, mas algumas coisas me irritam também. Seres humanos são assim, me compreentendam que eu compreentendo vocês.

10. Zero Grau – Segunda banda de Uruguaiana que teve relativo sucesso fora do rincão (primeira foi a Prole Proibida). Fez parte do grande rol das bandas gaúchas nos anos 90.

9. Contraband – Tenho uma relação particular com a Contraband, pois foi a primeira banda daqui que eu ouvi falar, ouvi tocar no rádio. Quando comecei a escutar Legião, Nirvana, Guns, Kiss e... Contraband. Sei que isso aconteceu com algumas pessoas também.

8. Flux – Sim, a importância deles é relativamente grande. Olha quantas bandas e quantos caras começaram por causa deles. Muito influentes sempre tiveram grande humildade.

7. Decoys – Ressuscitou muita gente que estava no ostracismo do punk e influenciou uma nova geração de revoltados, além de ser a primeira banda de horror-core da cidade. Também foi uma das melhor bandas em termos de composição, com letras e músicas muito bem elaboradas. Sua importância também se verifica pelo contexto: foi banda que administrava o M.O.S.H., única ocasião em que a cidade teve dois lugares específicos para bandas de rock – a outra era o Casarão da Rota Alternativa.

6. Blare – A banda de metal que reuniu os melhores músicos. Não só por tocarem pra caralho, mas por serem grandes seres humanos, simples, humildes, parceiros, amigos,
etc.

5. Banda Tri (Paper Five) – A que foi mais longe até agora. Seu sucesso a nível nacional aos poucos se torna realidade. Está na ativa e inovando. Muita gente os critica, mas penso que tem que ter 10% da criatividade e coragem deles antes de falarem alguma coisa.

4. Rota Alternativa – Outra banda que conquistou centenas de fãs por seus covers clássicos e suas músicas próprias. Penso que, das bandas e atividade hoje na cidade, é a com mais tempo de estrada. Também foram os irmãos Falcão da Rota que mantiveram uma casa de shows de banda por mais tempo em Uruguaiana, o casarão.

3. Excluídos do Sistema (12Ponto1) – A primeira banda emo da cidade? Sim, a 12Ponto1, junto com a Screaming For Us (antiga Gravidade Zero) começaram essa história de “punk romântico” pelos pampas – prefiro essa expressão do que emo, pois hoje o conceito de emo é algo bem diferente. Mas não é por isso que coloquei na lista. Nem por que foi minha primeira banda. Está aqui por que foi a banda mais sincera que existiu em Uruguaiana. Garotos feios do ensino médio pensam “Garota pura, olhar de inocência; de mente imunda exalando indecência”. Os Excluídos/12Ponto1 eram garotos feios, por isso cantavam isso. Eram pobres, então cantavam “você toma banho de banheira e eu nem sempre tenho água na torneira”. Ou seja, o extremo do dia-a-dia. E isso seguiu não só nos Excluídos como na 12Ponto1. E todo mundo cantava junto essas coisas. A gurizada se identificava de verdade com isso. Vale lembrar que foi a primeira banda uruguaianense a figurar entre as primeiras posições do seu estilo em um site de bandas independentes na internet, no caso, o Trama Virtual.

2. 100 Neurônios – Quem é da minha época, lá por 2003 sabe da importância deles. É a banda que todos queriam ter. Letras que chocavam por falar da realidade. Dos shows na prole surgiram vários punks e skatistas por causa da banda do Ordie, Koreano, Castor, Apolo e Rick Raposa.

1. Prole Proibida – Outra banda importantíssima no cenário do rock gaúcho. Influenciou todas os grandes rockeiros de Uruguaiana. Qualquer coisa que envolva a história do rock de Uruguaiana tem que, necessariamente, citar a Prole Proibida. Tão importante que gravou uma coletânea de rock com bandas gaúchas em uma época que isso realmente era difícil de se pensar.

5 comentários:

  1. Muita gente não sabe pq isso é polêmico. É q é difícil falar o que tu pensa, os teus gostos, sem ser censurado. E às vezes a censura vem de nós mesmos, por medo do que os outros vão pensar.

    ResponderExcluir
  2. Koalhada e Suas idéias!!

    é isso ae Koalhada, Go Go!!

    abraço loko!!!

    ResponderExcluir
  3. vou ter que atualizar isso. A banda TRI vai influênciar muito a nova gurizada que está começando. Todos os sonhos e lutas no rock n' roll são possíveis!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. cara achei massa o lance do carmao em texto hehehe tri mesmo!

    ResponderExcluir