terça-feira, 9 de agosto de 2011

Cuide Bem do Seu Planeta, Seja Qual For

Uma vez eu estava pescando e entendi, enquanto olhava o peixe se debater para respirar, que a vida dele era tão importante para ele quanto a minha é para mim.”(Paul MacCartney)

Começo com um pensamento do ex-bealte, onde ele fala do momento que parou de sacrificar vidas para viver. Eu decidi isso no começo desse ano. Na verdade essa é uma vontade antiga minha, visto que eu já estou cuidando do que consumo há um bom tempo. E das coisas que parei de consumir, deixar a carne foi o vício mais difícil.

Por falar em vidas, você sabia que um humano vegetariano evita, em média, a morte de 95 animais por ano? É que em média dá 1 animal a cada 4 dias. Se considerarmos animais mortos pelo desmatamento da pecuária esse número de óbitos é bem maior.

Não vou ficar falando aqui por que decidi largar o vício social da carne, mas os principais motivos podem serem vistos no Documentário "A Carne É Fraca" do Instituto Nina Rosa. Além destes motivos ainda há o físico/psicológico, de os animais serem compostos da mesma matéria e essência de nós humano. Quer dizer, qual a diferença entre a carne de gato, gado, ovelha, humano, cavalo, boi, porco, cabra, pato, peixe...? É tudo CARNE da mesma forma.

Aliás, socialmente, em uma análise macro, estamos atrasados: os países desenvolvidos já discutem políticas para incentivar a diminuição do consumo de carne, principalmente bovina, e o vegetarianismo seria uma possível solução para grande parte dos gases provocadores do efeito estufa, pois grande parte da área desmatada das florestas é para criar pastagens para a criação de gado, outra parte é desmatada para plantar soja para alimentar o gado que irá alimentar o ser humano...nem todos os seres humanos, pois muitos passam fome, problema que seria resolvido se a soja utilizada para alimentação bovina tivesse outro destino. 

Outra coisa que estamos atrasados em relação aos países desenvolvidos é no uso da bicicleta como meio de transporte, isso continuando a falar em sustentabilidade. É particular, saudável, econômico, ecológico e limpo. Em alguns países europeus, principalmente a Alemanha, o uso da bike é normal, tanto que as famílias já têm até uma sobrando no caso de aparecer alguma visita. 

Aqui ainda estamos buscando um status desenvolvimentista do século XX, ou seja, ainda buscamos referência nas coisas que nos países ricos eram status no século XX, como o grande consumo de carne, o consumismo exagerado, a poluição – que representa carros movidos a combustíveis fósseis, fábricas produzindo, entre outras coisas. Só que eles estão em uma nova fase: século XXI.

Em uma análise micro do nosso cotidiano vemos a entrevista no Jornal Tribuna de Uruguaiana do dia 16 de julho de 2011, o vereador Ronnie Melo, um dos mais “bonzinhos” e presidente da câmara legislativa, respondeu a um “bate-pronto” da entrevistadora Carla Conte.

Quero destacar duas respostas do vereador:
1) Um medo? -Daquelas pessoas que maltratam os animais.
2) O Melhor na mesa? -Churrasco.

Bom, fiz quatro análises sobre essas respostas:
1) O vereador deve ter medo de si mesmo.
2) Ou o vereador não considera como maltrato ou sofrimento a morte. Sim, por que para estar no espeto e em cima do fogo do carvão, primeiro o bicho tem que ser sacrificado.
3) Ele não sabe que churrasco vem de animais, talvez ele acredite que se planta alguns pés de boi. (Essa é uma brincadeira, pois jamais duvidarei da inteligência de alguém com a história e dedicação do jovem vereador do PP.)
4) Simplesmente mostra incoerência. Nenhuma novidade, visto que defende interesses sociais que são contrários a ideologia conservadora de seu partido.

Para terminar outro pensamento: 
"Em muitas coisas somos superiores aos animais; mas no animal não há nada que também não possa estar em nós." Ludwig Borne

3 comentários:

  1. Tu até parece um Biólogo falando Koalhada! Por favor, espalha essa tua consciência entre o provincianismo urguaianense, talvez um dia a maioria das pessoas tenha atitudes menos humanas e mais "animais", já que preservar não é da natureza humana. Cada vez melhor teu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Tipo... uma coisa é mal trato, tortura e tal... Outra é consumo, eu detesto a ideia de torturar um bichinho, mas não abro mão de comer carne.
    Agora só pq uma pessoa come carne não que dizer que ñ se importe com o meio ambiente, ou com a fome no mundo. Mas não vai ser abrindo mão de comer carne que tudo isso vai mudar.
    Mas mesmo tendo uma ideia um pouco contraria a sua eu também concordo que tem de haver um maior cuidado com o meio ambiente e as pessoas que convivem com a fome e miséria, afinal todos sentimos fome e vivemos no mesmo globo azul, e só pra completar eu tenho um carro movido a combustível fóssil e ñ abro mão dele :p

    ResponderExcluir
  3. Ae, Arkantos, valeu pelo comentário.
    Mas te deixo algumas dicas: documentário mencionado no post "A carne é fraca" e outro que pode achar no youtube "Meat the truth", e tem vários outros, além de pesquisas e livros que confirmam sim que o consumo de carne tem tudo a ver com o meio ambiente. E pra ter a carne no prato é preciso matar o animal - quer maior mal trato que isso? Sobre o carro a questão é o milionário mercado do petróleo. É tudo questão social e de se livrar de velhos hábitos depreciativos. Respeito toda opinião contrária, isso é legal mostra inteligência.

    ResponderExcluir