terça-feira, 9 de agosto de 2011

Voto Livre vs. a Obrigação de Votar

Texto de Neandro Fioravante Catto
@neandrofc Urug,/SB - RS
"Estudante de Jornalismo 5° Semestre(Unipampa); 
Colorado; 
Traí o movimento, mas ainda curto Misfits, Ramones e Black Flag; 
Continuo viciado em nicotina."
 

Em época de eleição surgem diversas discussões, sobre candidatos, propostas, planos de governo, coligações, escândalos, pesquisas de intenção planejadas, entre outros. O que muito se discute também é o ato de votar.
 
O voto é um direito da sociedade brasileira que se diz democrática, porém direito não tem nada a ver com obrigatoriedade. No direito está incluída uma escolha, você pode ou não usufruir dele. Sendo assim o voto, quando obrigatório, deixa de ser um direito. Passa a ser um falso direito, imposto pelo Estado. A concepção estatal de direito é falha, e obriga muito mais do que permite. Por exemplo, o voto, o Estado lhe diz que é um direito, porém você não tem liberdade de decidir se quer votar ou não.

No Brasil existem vários falsos direitos, saúde, educação, serviço militar são exemplos disso. Há quem diga que o voto é um exercício da cidadania, mas sem liberdade não existe cidadania. A obrigação para muitos leva a anulação, se fosse dada uma escolha real à população, não haveria necessidade de se anular o voto.
 
Os mais favorecidos com o voto obrigatório temem a mudança para o voto facultativo, ou livre, porque perderiam o controle da população menos instruída. Desde antes da ditadura foi assim, e não muda nunca. Mudanças não ocorrem pela apatia que se instalou na grande maioria do povo brasileiro, que apesar de ser afetada pelas decisões tomadas, parece cada vez mais aceitar o que é dado como certo, sem questionamento algum.

Não é possível determinar se o voto livre acabaria com a corrupção, que já se tornou lugar-comum em nossa sociedade contemporânea. Mas é certo que se o voto fosse facultativo, os políticos respeitariam muito mais seu eleitorado. Já que, nos moldes atuais, os poderes governam mais por quem financia suas campanhas do que para o povo em si.

Sendo assim, é necessário abrir o debate sobre a questão, para o povo decidir qual a melhor maneira de ser feita a democracia no país. Continuar da forma antiga, que de certo modo ainda possui resquícios do tempo da ditadura, ou uma nova alternativa que levaria ao verdadeiro direito de escolha.

Um comentário:

  1. Hum... meu ponto de vista...
    Tipo, livre ou não existem poucas diferenças pq a pessoa que compra ou vende o voto vai continuar vendendo ou comprando, pq para uma pessoa que não tem nada receber 50 reais para ir votar obrigado ou não, não faz diferença nenhuma, pq ela vai acabar indo.
    Alguns deixarão de participar das decisões publicas, o que é errado, pq depois as pessoas ainda tem a cara de pau de falar de políticos corruptos, sem pesquisa do candidato, vendendo voto ou votando só pq é parente ou coisa parecida da nisso...
    O alistamento obrigatório é muito bem vindo também pq quantos estão em casa ah essa hora( igual a mim :D) se ter oque fazer, não querem estudar e nem trabalhar, então que sirvam o país, e o salario que o exercito paga hoje em dia não esta tão ruim, o soldado EV recebe em torno de 550 reais sem contar o vale transporte.
    E no Brasil como a maioria das coisas tudo acaba em merda por falta de interesse das partes envolvidas, e esse assunto de voto obrigatório é igual a filho dando desculpa pra mãe, para não ir tomar banho, pq no fundo ele sabe que é saudável, mas como é a mãe que esta mandando ele tem que contrariar.

    "E eras isso" flw abração :D

    ResponderExcluir