domingo, 19 de dezembro de 2010

Introdução ao Futebol Falido

Futebol: Paixão nacional. Frase manjada não? Que paixão é essa... Sim, este é um texto sobre futebol, não como uma paixão nacional, mas como uma razão falida.

Antes gostaria de esclarecer: Eu gosto e muito de futebol, sou torcedor gremista e acompanho sempre que dá a seleção brasileira e os times gaúcho por aí à fora. O fato de eu ser gremista às vezes é contraditório, quando eu torço pelo Internacional ou quando eu evito fazer e bater palmas para certas brincadeiras de mau gosto com os adversários. E na verdade é sobre isto que eu gostaria de falar. Até que ponto futebol é diversão?

Futebol para mim é diversão, mas para muita gente não é, e para outros, futebol nem mesmo deveria ser discutido. TUDO pode ser discutido com pessoas que sabem discutir. Se você é um idiota e não têm argumentos sadios não discuta mesmo.

Até que ponto o futebol é diversão? Se você não sabe discutir sadiamente e mesmo assim discute, deixa de ser diversão. Se um jogador abandona um time por grana, deixa de ser diversão. Se você é uma pessoa preconceituosa e leva isso para a torcida, deixa de ser diversão. Várias coisas idiotas fazem com que o futebol deixe de ser uma diversão.

Vamos lembrar também que no futebol moderno a política[gem] faz parte. E isso também não é legal, mas muito necessário, ou a coisa estaria muito pior, pode ter certeza. (Meninos seriam muito mais explorados e mais vidas acabariam por causa de um sonho.)

A coisa mais legal do futebol é a flauta, é a parte mais criativa e, portanto, mais divertida. Mas as brincadeiras têm que ter um limite. Por exemplo, o limite físico e psicológico. Não se brinca jogando pedras ou ofendendo a mãe. Também há o limite social.  Brincadeiras com negros, pobres gays e outros poderiam e deveriam ser evitadas. Admiro quem saiba ser criativo sem ofender. Eu não sou ninguém para dar limites a ninguém, todos deveriam saber seus limites, e acredito que a ética deveria ajudar muito nisso, empatia, entendem?(Não fazer para os outros aquilo prejudicaria você, tanto psicologicamente, fisicamente e socialmente, entre outros.)

Bom, tem muitas coisas que fazem o futebol perder o sentido, e é só olhar e pensar um pouco. Eu queria escrever melhor sobre isso, mas hoje não está um dia legal para escrever, então considerem isso como uma introdução ao futebol falido, aliás, esse é um bom título, vou usá-lo. 

@koalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário