quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Viagem, Fatos e Reflexões VI: TRÊS em UM


Vou encerrar minha série de escritos sobre as viagens à capital do Rio grande do Sul, pois acredito que já tenha recuperado o tempo ausente do blog e também por que tenho mais assuntos para escrever. Então, esse texto terá três temas principais e, se tudo der certo, sexta voltamos à normalidade, com um ou dois textos semanais.

O primeiro tema é sobre os livros. Nesta ultima vez que fui para Porto Alegre em Uruguaiana ocorreu a feira do livro, uma ótima oportunidade para quem gosta de ler e de obter conhecimento, pois aqui nessa cidade há somente UMA livraria (que vende livros).

Desde que me conheço por gente apenas uma vez, e por um curto espaço de tempo, houve mais de uma livraria aqui. Ou seja, têm um monopólio cultural na cidade, onde as pessoas já não são muito de comprar livros, ainda mais quando há apenas uma loja que pode colocar o preço que quiser, nos livros que quiser vender, pois não há concorrência.

Isso é um absurdo e vou ter que fazer a comparação com a capital novamente. Enquanto aqui a feira do livro dava essa oportunidade de escolha em apenas alguns dias, em Porto Alegre há várias livrarias e dou destaque para os sebos (livrarias que vendem livros usados). Há uma infinidade de títulos a baixíssimo custo, novos e usados, e eu, em um dia normal, pude adquirir livros muito bons e a preço camarada. Quando forem a Porto Alegre aproveitem e visitem as ruas: Riachuelo e, principalmente, General Câmara, ambas no centro da cidade.

Ainda uma observação: não se deixem levar pela aparência das livrarias, entrem em todas, procurem o livro que querem, pesquisem o menor preço, isso é fácil, visto que nessas ruas citadas todas as livrarias estão perto uma das outras.

Mas nem tudo são flores na capital como já escrevi em “Poluição” o texto V dessa série. Entramos então no segundo tema, a falta de boa educação das pessoas da metrópole, mas em especial da cidade de Canoas.

Para quem acha que as pessoas aqui da fronteira oeste são má educadas tem que ver as de lá. Você esbarrou em alguém? Nem peça desculpa ou poderá ser xingado. Deixou seu carrinho do supermercado em algum lugar para pesar as frutas? Quando voltar ele não vai estar lá, pois estava atrapalhando alguém que se sentiu prejudicado e simplesmente o empurra. Aquelas palavrinhas mágicas que nos ensinam no jardim, na pré-escola estão meio esquecidas por lá.

Acredito que isto se deve pela mentalidade de capital/capitalista que eu já escrevi rapidamente nesse blog. Ou seja, lá as pessoas geralmente se preocupam consigo mesmas, e eu não penso que isso seja uma coisa boa. Lá poucos se importam, poucos conhecem seus próprios vizinhos. Eles têm que trabalhar e olhar apenas para o próprio umbigo, como se só existisse eles no mundo.

O terceiro tema e final tem relação com o partido que eu sou filiado, o PSOL. Aqui no Rio Grande do Sul tivemos uma derrota nas últimas eleições, mas não baixamos a cabeça, pois sabemos que a militância desse partido é necessária.

O pior é que, como o governador eleito foi Tarso Genro, do PT, e com isso haverá a possibilidade da Luciana Genro, principal nome do partido no estado, não concorrer nas próximas eleições. Mas todos sabemos que Luciana é muito independente politicamente de seu pai, sendo que sua vida pública mostra isso, pois ela foi expulsa do PT e é ferrenha opositora das políticas de Lula/Dilma, enquanto Tarso é um dos nomes forte de Lula/PT.

Com essa possibilidade em vista, começamos uma nova luta: pela elegibilidade de Luciana Genro nas próximas eleições. E eu estive presente no Ato inicial com minha noiva Nanda Zarzicki, já que estava em Porto Alegre.

No Ato dei uma de tiete e tirei fotos com Roberto Robaina, Luciana Genro e com o Thedy Corrêa (vocalista da banda Nenhum de Nós e filiado ao PSOL também). Ainda estavam lá todas as grandes lideranças do partido, movimentos sociais e juvenis. Me senti muito a vontade com tantas pessoas pensando como eu.

No mesmo dia que escrevo esse texto foi aprovado o aumento salarial dos deputados em 61,8% e TODOS os deputados do PSOL votaram contra esse aumento, inclusive a Luciana Genro. Por isso (e por muito mais) está óbvio que ela é uma política necessária e que não pode ser impedida de concorrer ao pleito em 2012. Temos poucos políticos bons nesse país e me orgulho de que a maioria faça parte do mesmo partido que o meu (sem falsa modéstia). Não podemos impedir que os bons políticos como a Luciana sejam impedidos de disputar eleições, ou pior que está vai ficar.

Quem conhece parte da história da Luciana Genro peço que ajudem assinando o baixo assinado para que ela possa ser mais uma vez a nossa voz, a voz do povão que quer justiça, que quer menos desigualdades.

@koalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário