quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Novas Escolhas


O que me irrita profundamente são pessoas fazendo faculdade ou curso técnico de algo que não gostam, e que visivelmente não se dedicam. Pessoas fazendo tal curso por que é o que dará mais dinheiro no futuro, ou o curso que é mais barato de pagar, ou apenas fazendo para ter um diploma.

Afinal, quanto custa um sonho? Essa pergunta é clichê, este texto é clichê, mas ignorar a própria vontade, os próprios desejos por outras questões menores? Penso que isso é muito triste.

Vejo também algumas pessoas fazendo tal ou qual faculdade por incentivo/influência/pressão de terceiros, dos pais e do próprio contexto/sistema. Cara, ninguém vai trabalhar por vocês no futuro, ninguém vai te ajudar quando você for um profissional frustrado, você vai ter que tirar forças de dentro e com certeza quem mais te ajudará serão as pessoas que nunca pisaram nos teus sonhos.

Um exemplo, para deixar tudo mais claro, são pessoas que odeiam outras pessoas, que odeiam o mundo que o “outro” construiu/destruiu, pessoas que não desejam a vida de outras pessoas, enfim, pessoas assim fazendo algum curso na área de saúde/medicina. Confiaremos nesse profissional? Eu é que não. Seria mais certo se pessoas assim seguissem o próprio desejo, que fizessem um curso de veterinária, de informática, sei lá, mas que não buscassem algo que não querem, ou seja, a vida de outro ser humano, pois as consequências seriam o dano físico/mentais dos outros e/ou danos físicos/mentais de si próprio. Para ficar claro que este é um único exemplo de muitos.

Poderia falar da minha área que é história/educação. Ao longo da minha graduação eu vi muitos futuros colegas ignorarem os princípios básicos da educação, e isso poderá levar a mais professores ignorantes atuando na escola, como muitos que há por aí. E por quê? Por que não era isso que eles queriam, não era essa a vontade deles... É apenas outro exemplo.

Esse texto é mais para lembrar você que estará decidindo, escolhendo seu curso, sua faculdade, que estará escolhendo como será seu futuro este ano, neste momento de sua vida. Isso é manjado sim, mas não seja mais um infeliz nesse mundo. Não faça os outros infelizes.

OBS: Esse ano me formei em história, e mesmo estando por enquanto desempregado, foi a melhor escolha da minha vida, eu quis, eu decidi, eu sou muito feliz com isso.

@koalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário