sábado, 11 de dezembro de 2010

Viagem, Fatos e Reflexões III: BR-290

A BR-290 é a estrada que liga Uruguaiana à Porto Alegre e que depois continua com o nome de Free Way, já com auto-pista. É o caminho que mais tenho andado ultimamente. 

É uma vergonha suas paisagens, como já mostrei em “Natureza Espremida”. Mas a estrutura física também deixa a desejar, principalmente na parte onde há pedágios, ou seja, aonde o governo deu licença para uma empresa privada "cuidar".
                                                  
Quer dizer, pagamos impostos pra caralho para o governo manter nossas estradas e eles as entregam para empresários que cobram mais uma grana absurda para manter o caminho bom e ainda é uma porcaria o serviço prestado.

Na verdade, últimos tempos até que o governo tem investido em obras na BR citada, que melhorou muito a qualidade dos trechos de responsabilidade do governo. Mas por que o Estado não se preocupa em fiscalizar as empresas que ganharam (?) a licitação pra explorar partes da estrada?

Pra quem anda de carro não percebe muito, mas com veículos mais pesados (e que pagam mais impostos e pedágios mais altos) é fácil de sentir as ondulações exageradas da pista.

Também é uma estrada onde há bastantes acidentes, visto que no verão é a principal rota no Brasil de turistas estrangeiros que vão às praias gastar seu dinheiro, o que há deixa mais perigosa ainda, pois em países como a argentina muitas regras de transito são diferentes, inclusive a do sinal que o motorista da frente dá quando não há perigo de ultrapassagem, que é ao contrario no país deles e no nosso.

Uma possibilidade de diminuir esses acidentes era a duplicação, ou seja, a transformação da BR-290 em auto-pista, mas tenho medo que isso faça com que o pouco de mata que ainda existe seja diminuída.

Sabadão o texto tem que ser curto mesmo. Bom fim de semana e não deixem de refletir sobre os fatos que presenciam ou que ouvem falar; sempre busquem respostas novas para antigos problemas. 

@koalhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário